Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sampa, Macbeth e Pizza

Comer uma pizza, tomar um café no belo Sesc Pinheiros e assistir Macbeth de Shakespeare, com Renata Sorrah.
E a ordem dos fatores não altera o produto que é o frio de São Paulo que me faz transpirar, como diria Rita Lee.
Imagino o que seja para os atores representar Shakespeare.
Fico de queixo caído com a performance.
Como pode aquela fluência total, riquíssima na qual as palavras jorram inquietantemente mais velozes que o pensamento possa apreender.
Paradoxo que não nos permite filosofar, pois que é mais fugaz que qualquer vã filosofia possa imaginar.
O Rei que de um herói se transforma em um Rei corrupto e viciado na prática do fim que justifica os meios.
Depois sucumbe num mero detalhe despercebido por quem tivera a pretenção de tudo perceber.
Assistir Shakespeare é algo inesquecível.
Não por mera coincidência, a foto tem como fundo uma mostra dos troféus recebidos por Paulo Autran, durante sua carreira. Homenagem prestada pelo Teatro do Sesc Pinheiros.

domingo, 15 de agosto de 2010

Eu amo estar aqui...


Ontem fui a Bienal do Livro em São Paulo. Eu e minha filha partilhamos de alguns gostos em comum. O atual namorado dela também. O frio de São Paulo e a lotação do estacionamento e as filas não nos desencorajaram. Valeu a pena!

Sempre vale pelas oportunidades. Todas as vezes que vou a uma bienal trago algo precioso. Lembro de uma vez ter comprado um livro maravilhoso sobre Madre Tereza, uma biografia com qualidade gráfica e fotos admiráveis. O título é Fé e Compaixão, autores Navin Chawla & Raghu Rai. Adquiri esta bela obra por alguns trocados...

Ontem, adquiri a obra Tradução no sentido do Nobre Alcorão para a Lingua Portuguesa editado pelo Centro Islâmico no Brasil. Na verdade um Livro da Lei, sagrado para os Muçulmanos, e para mim também, como todo o Livro da Lei o é..
Minha filha levou um tratado de Direito das Mulheres Islâmicas. Ela está se formando em Direito, não perdeu pois a oportunidade ímpar de "ouvir" a "outra parte" de uma das questões mais polêmicas do momento. Modéstia e "curujisse" a parte, algumas percepções muito sutis e específicas é que distinguem o gênio do medíocre.

E mais, neste stand havia lá uma autoridade religiosa Islâmica respondendo questões do público. Sentimo-nos muito bem naquele espaço. Muito bem vindos, uma energia muito boa!

Logo em seguida, no stand da Madras tudo sobre o mundo esotérico. Correlações entre a Umbanda e o Taoísmo Tibetano em obras incríveis.

No espaço Clarisse Lispector uma palestra do escritor Jostein Gaarden autor de O mundo de Sofia. Lotou em 10 minutos, não deu tempo para assistir. Isso porque brasileiro não gosta de ler...
Tudo estava lotado, o que em São Paulo é até comum.

De qualquer modo amo estar aqui... Num país que você transita e pensa livremente, bate um papo com um Sheik Árabe, toma um café com um Umbandista e assiste uma palestra de um escritor de filosofia de nome internacional.


Aliás, que maravilhosa homenagem á Chico Xavier, de um outro stand vizinho o da FEB, Federação Espírita do Brasil.

Viva a Diversidade... Realmente amo estar aqui...

Seguidores

Colaboradores